Bom, quem me conhece ou pôde reparar na minha foto, logo vê que meu sonho não era apenas ter um trailer Turiscar, mas sim poder rebocá-lo com uma Brasília branca igual a que meu pai tinha na minha infância!
Na verdade minha história com o VW Brasília começa antes da história com trailers, pois no ano em que nasci, meu pai adquiriu uma Brasília branca 1978, placas de Piracicaba-SP MU-3067! Acho que fui da maternidade pra casa de Brasília!
Meu pai coincidentemente também tirou 0km uma outra Brasília branca 1978, vendida em 1983.
Brasília branca 78 0km do meu pai:
Brasília branca 78 que meu pai possui durante meus 10 primeiros anos de vida:
(Eu que estou na frente da Brasília).
- Mas quando a história da Brasília se juntou com a dos Turiscar?
- Em 1992! Quando infelizmente roubaram nossa D10... O Trailer que já estava encostado pela saúde do meu avô ficou agora sem tracionador... Foi o único roubo do ano na cidade.
Essa última Brasília meu pai usava pra trabalhar em seus apiários, carregando uma carreta grande, que cabia 30 caixas de abelha, e a Brasília andava por pastos, onde nem havia estradas puxando a carreta... Foi então que meu pai em 1994 numa das férias, resolveu ir ver o Brilhante que estava parado num sítio de um amigo e experimentar puxar com a Brasília!
Me lembro até hoje da cena! Fomos chegando no sítio, e ao longe dava pra ver uma árvore enorme fechada e embaixo dela bem ao lado do tronco o Brilhante... todo sujo... apoiado nos 4 macacos de nivelamento, na bequilha, mas com os 2 pneus murchos... Meu pai levou consigo um daqueles kits de reparo de pneu de moto que injeta ar e uma espuma branca dentro da câmara do pneu e assim encheu os 2 pneus. Levantamos os 4 macacos engatamos o trailer na Brasília e o levamos pra casa.
Meus tios, irmãos da minha mãe estavam em casa e iriam viajar conosco! Todo mundo pôs a mão na massa! Minha mãe e minha tia foram limpar o trailer por dentro, meu pai e meu tio ficaram encarregados de lavá-lo por fora (eu e meu irmão mais atrapalhamos do que ajudamos, hahaha)!
Após gastar quase um dia inteiro nessa brincadeira, meu pai ainda queria testar mais a Brasília puxando o Brilhante! No dia seguinte engatamos novamente o trailer na Brasília e fomos da cidade de Jambeiro até a Rodovia dos Tamoios, percursso de 8km de curvas acentuadas, muitas subidas e descidas. Constatamos que a Brasília daria muito bem conta do recado e que o freio do Brilhante estava em ordem! Pegamos os retrovisores extras com o meu avô, documento do trailer e saímos em viagem rumo ao litoral norte de SP! E assim a história dos Turiscar se junta com a da Brasília, numa aventura inesquecível! Uma VW Brasília puxando um Brilhante Luxo, de 4,80m e 1200kg!
Pedi para um amigo trailista, Matheus Silveira fazer o desenho em 3d desse conjunto, pois infelizmente não tiramos nenhuma foto.
Foi realmente algo que ficou marcado em minha memória! Emocionante, subir a serra puxando esse trailão e ainda podar caminhões mais lentos! hahaha! Ninguém segura a Brasília em 2ª marcha!
- Loucura? Um Brilhante Luxo numa Brasília? Nem tanto! A Brasília tem motor da Kombi fabricada até 2005, que é pra 1 tonelada de carga sobre ela... Puxar um trailer de 1200kg ainda está dentro dos 1310kg de peso máximo tracionável, que consta no manual da Brasília! - Tá bom! Tenho que adimitir, era meio coisa de doido mesmo! Tanto que não procurei um Brilhante pra comprar, queria no máximo um Eldorado.
O Caravana então, está de ótimo tamanho pra Brasília viajar tranqüila!
Mas as histórias da minha Brasília e do meu Caravana ficam pras próximas postagens!
Blog dedicado a contar nossas histórias e passeios de trailer em família. Agora temos dois trailers irmãos, ambos Turiscar Brilhante Super Luxo 480 ano 1981. Também continuaremos a mostrar como é ter um trailer, seu funcionamento, e nossa paixão por trailers de turismo e em especial pela marca Turiscar e sua história. Turiscar Caravana 330 1975, que deu o título ao nosso blog, foi nosso primeiro trailer, de 2009 a 2016.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
meu pai tb teve uma brasília branca. e eu sou de brasília. mas eu não gostava muito do carro. o motor dentro da caçamba faz um barulho dos infernos.
ResponderExcluirEsse é um problema da tampa do cofre do motor, na minha resolvi bem esse problema trocando a borracha da tampa e os trincos, fazendo que ela fique bem vedada! Por cima tem uma manta fonoabsorvente Tôro original VW, um tapete de borracha e um tapete de carpete por cima, pra ficar mais bonitinho. É bem silenciosa por dentro.
ResponderExcluirCara.... legal suas aventuras...meu avô teve uma 78 branca tbm kkk por sinal, é vc o cara do vídeo da brasília com escape Puma no YT? hehe..então já até conheço vc Abraços *--*
ResponderExcluir