quinta-feira, 18 de junho de 2015

Lua de mel no trailer...

Olá amigos!

Quero compartilhar com vocês nossa primeira viagem de trailer depois do casamento. Nos casamos no dia 01/05/2015. Do dia 02 a 08 estivemos viajando por Foz do Iguaçu - PR em hotel, fomos de avião, e do dia 08 a 13 viajamos de trailer, e é justamente essa parte que queremos compartilhar com os amigos.

No dia 08 chegamos em Jacareí por volta das 17h, e lá em Foz mesmo combinei com o meu auto-elétrico para instalar a central multimídea que trouxe do Paraguai para a Ranger. 
    

Por volta das 18:30h engatei o trailer no estacionamento e fui abastecer.
    

Aí efetivamente começou nossa viagem de trailer.
    

Porém ela não foi muito longa, pois passamos na casa dos meus sogros, e acabamos nos demorando por lá, e como já estávamos com nosso trailer, estávamos em casa, tranquilos.
    

Cedinho partimos rumo a cidade maravilhosa, na hora do almoço fizemos a primeira parada, em Piraí-RJ, na Casa do Mamão, nas margens da Rod. Pres. Dutra.
    
    

A viagem seguia muito bem até pegarmos um grave acidente em Nova Iguaçu - RJ, onde levamos 2:40 para andar 4 km. Mas estávamos tranquilos, e seguimos até a linha vermelha pra acessar a tão famosa Ponte Rio - Niterói
    
    
    

Mas seguindo pela ponte, pegamos um outro grave acidente, que nos deixou parados mais 1:30h, acabando com nossas chances de chegarmos a Cabo Frio ainda com o dia claro. Mas sem problema nenhum, estávamos passeando!
Finalmente chegamos ao camping Clube Militar de Cabo Frio por volta das 19h.
    

Em 25 minutos estávamos devidamente instalados, tranquilos, ouvindo o som do mar, preparando o banho e a janta...
    

Para brindar nosso primeiro acampamento juntos, um maravilhoso tinto argrentino de Mendoza, uva malbec, Latitud 33º da bodega Chandon.
    

No dia seguinte fomos até a praia, curtir um pouco. Ter uma praia destas no seu quintal, não tem preço!
    

No dia seguinte saímos a passear pelas redondezas...
    
    

Fomos até o famoso Forte São Mateus
    
    
 
Sobre o camping do clube militar, só podemos tecer elogios! Todo o perímetro com sinal wifi, e como é um clube oferece muitas atrações... Ampla área de camping, cabanas, salão de jogos, quadra, piscina adulto e infantil, em temporada funciona o restaurante, 4 churrasqueiras espalhadas pelo clube, playground infantil, um belo lago, e é à beira-mar.
    
    
    
    
    
    
    
    
    

E encontramos um velho amigo lá no camping! 
Acampei lá em Janeiro de 2012 e lá estava o "Ricardo" batizado pelos campistas... foto de 2012:     

E lá o encontramos agora
    
    

No dia 12 sem muita pressa, desmontamos tudo e saímos rumo a Paraty - RJ, pela linda BR 101, Rio - Santos.

    
   
Depois de aproveitar nossa maravilhosa estadia em Cabo Frio...
    
    

...seguimos viagem. Primeira parada foi no Graal da Via Lagos, um local já conhecido do Caravana, da acampada em Janeiro de 2012.
    
(foto de 2012)
e agora:
    
    

Estando tudo em ordem, freio normal, acoplamento, tomadas, geladeira do trailer funcionando, seguimos então rumo ao Arco Metropolitano...
    
... que apesar de ter um asfalto impecável, tem uma péssima sinalização (ou falta dela) e o entorno todo da pista não condiz com a qualidade da mesma. É necessário um "bigfoot" ou trator de esteira pra andar. E nesse cenário, uma errada é fatal, e pela falta de sinalização foi o que aconteceu... manobras, inclusive sendo necessário desengatar o trailer e virá-lo 180º na mão e voltar pela contra-mão no acesso - ainda bem que é um 330, e não um Diamante SorrisãoSorrisãoSorrisão - e também não havia movimento. Numa dessas erradas acabamos encontrando um bom local pra almoçar.
    
Logo depois, enfim acessamos a lindíssima BR101, ou Rio - Santos, como é bem conhecida
    
E pudemos contemplar maravilhosas vistas pelo nosso "cockpit".
    

A Br101 é muito bem sinalizada e fiscalizada, por isso a velocidade sempre ficava em torno de 50, 60, até mesmo 40 km/h em todas os perímetros urbanos, o que não deixa a viagem "render" em termos de velocidade e tempo, o que pra nós não estava fazendo diferença.

Chegamos em Paraty-RJ no camping Portal de Paraty (http://portal.macamp.com.br/guia-conteud...varId=2382 ) por volta das 18h, logo que escureceu. Como seria só um pernoite, nossa intenção era passear a noite no centro histórico, nem desengatei o trailer, pois estávamos a menos de 500m do centro histórico, fomos a pé. Somente baixei as sapatas traseiras para nivelá-lo e abri o toldo para utilizarmos o varal. O que foi uma boa, pois tivemos uma boa chuvinha.
    
    

E no Centro Histórico pudemos passear, comer uns petiscos e tomar um chopp
    
e é claro, após isso, comer um dos maravilhosos doces de rua, que são vendidos em carrinhos. Nossa dica vai para a cocada, que estava maravilhosa.

No outro dia pudemos tirar algumas fotos do camping:
    
    
    
    
    
    
    
    
    

E chegou o momento de recolher tudo...
    
    

Seguimos então, rumo à Ubatuba, Caraguatatuba para lá pegarmos a Rodovia dos Tamoios e chegarmos a São José dos Campos.

Terminamos de subir a serra era por volta de 12h, e já estávamos procurando um lugar para almoçar, porém sem sucesso. Na primeira parada não tivemos coragem de almoçar, 
    
seguimos, pois esperávamos um determinado restaurante que conhecemos há tempos, mas este ficou agora depois das obras de duplicação, separado por uma marginal da Tamoios, nós não sabíamos, perdemos a entrada. Como já estávamos a 50km de casa, decidimos almoçar em em São José mesmo.

E após o almoço e descarregarmos o trailer, o levei para a sua garagem, para um merecido descanso depois desses maravilhosos 1200km rodados. 
    
Uma viagem inesquecível, que pra sempre ficará marcada em nossa vida.

E que venham muuuuuitas mais!

2 comentários:

  1. Olá amigo , td bem? Queria tirar uma dúvida, sua ranger é diesel? 2.5 maxion ou 2.8? O consumo aumenta muito rebocando? Tenho uma s10 maxion 2.5 e pretendo usa-la pra puxar um kc 270 e não tenho ideia de qto subira o consumo dela. Vc tinha uma s10 antes né? veio depois da Brasilia certo? Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu amigo! Tudo jóia?
      Sim a Ranger é a diesel, motor International 2.5 HSD Turbinado e Intercoolado (antigo Maxion, depois chamado de PowerStroke nas versões 2.8 e 3.0 Eletronic). O consumo rebocando o trailer fica na média entre 8 e 9 km/l andando entre 80 - 90km/h. Viajando sem trailer a 100km/h a média fica entre 12 e 13km/l.
      A S10 a qual você se refere é do meu pai, ela tem o mesmo motor, porém mais fraco (sem intercooler, pressão de turbina menor e bicos injetores de menor vazão, 95cv e 25kg de torque na S10, contra 115cv e 30kg de torque na Ranger. Ambas originais de fábrica). Mas o consumo da S10 com o Caravana também sempre ficou na casa dos 8 km/l, creio que com um 270 chegue a 9km/l. A S10 tem um câmbio um pouco mais longo que a Ranger, o que a deixa mais "pesada" pra rebocar, mas reboca muito bem, exige mais trocas de marcha. Em compensação a Ranger já tem um câmbio muito curto para viajar sem peso. Vale a pena intercoolar a S10 2.5 e fazer os devidos ajustes em bomba e turbina, melhora significativamente o aproveitamento do motor, que ao contrário do que muita gente diz, é um excelente motor, robusto, forte, e de manutenção bem mais acessível que a maioria dos diesel. Não sei porque na S10 ele saiu nessa configuração mal aproveitada. Ainda bem que é fácil de corrigir essa "gafe" da GM.
      E realmente, depois que meu pai comprou aquela S10 eu poucas vezes reboquei com a Brasília, até ela ser, infelizmente, vendida.
      Abraços!

      Excluir