segunda-feira, 6 de julho de 2015

Seja bem vindo, Turiscar Brilhante Luxo!

Sim, meus amigos, quase tudo na vida acaba passando, e uma fase acaba, para que venha uma nova. Este é o sentimento, pois no final do mês nos despedimos do "comando oficial" do nosso querido trailer Turiscar Caravana 330, conosco desde 2009...  

É com grande alegria que apresento a vocês o mais novo Turiscar da família! 
Um Turiscar Brilhante Super Luxo 480 ano 1981. Ou melhor, 478. Já ouviu falar? - Pois é, eu também não! Mas este é Luxo 478.
    

Bom pra iniciar a história, tenho que contar que o nosso querido Caravana continua na família, agora sob a tutela do meu pai. 
Aliás ele foi quem motivou nossa compra, pois estávamos felizes e satisfeitos com o Caravana. Felizmente (e finalmente!) meu pai se interessou em por um trailer, e inciamos as buscas por um modelo pequeno. Após analisar alguns, pensei em procurar um Brilhante pra mim (que sempre foi o meu sonho, por ser o modelo do trailer do meu avô, e que tem na minha modesta opinião, um dos melhores custo x benefício, pois tem um ótimo luxo, como box separado, mas ainda é um trailer de um eixo, pequeno por fora, grande por dentro) e achando um Brilhante, poderia vender o Caravana pro meu pai, assim ele pegaria um trailer perfeito para uso e não teria dores de cabeça e transtornos com reformas, melhorias etc., coisas que poderiam desanimá-lo.
Então começamos as buscas, que na verdade nunca pararam, pois como entusiasta desses equipamentos, sempre fico de olho nas ofertas do mercado, mas o mercado não tinha nada compatível na relação estado x valor pedido.
Após algum tempo com essa ideia, apareceu um Brilhante que me chamou a atenção, embora num valor alto pra mim no momento, as fotos pareciam mostrar um trailer perfeito. 


    
    
    
    
    
    
    
    

Entramos em contato e começamos a negociar, e acabamos chegando num valor possível. Marcamos e fomos então a Catanduva-SP, cidade onde o trailer estava. Saímos as 4:30h da manhã, pois Catanduva dista 450km de casa. 
    

Chegamos por volta das 10h, abastecemos, esperamos o antigo dono no local marcado, e após o encontro, ele nos conduziu até sua casa, onde o trailer estava. Ao nos depararmos com o trailer vimos que as fotos do anúncio eram meio antigas (do anúncio de venda onde o antigo dono o comprou) e o trailer não mais estava naquele estado das fotos, que já têm uns 2 anos. E tivemos grande choque ao vê-lo assim:
    
    
    
    
    
    

Ele esteve no relento por um bom tempo sem calafetação, está, por tanto, com infiltração e as paredes com partes podres, além de estar com a pintura muito ruim, e partes danificadas, como janela traseira, caixa de gás, faltando a clarabóia do corredor. Porém o chassi, eixo e assoalho intactos, de estrutura boa, e com eletrodomésticos novos e muito bons, conversor de energia, geladeira, A/C, microondas, forno, cooktop, aquecedor de passagem, todos esses itens novos, o trailer se mostra muito original, foi muito bem cuidado por toda sua vida, até os últimos anos em que acabou indo pra pessoas que não tiveram a orientação sobre calafetação e funcionamento, manutenções etc. (até por isso criamos o blog, porque pouco se sabe sobre trailers). Mas diante deste quadro, começamos, após uns telefonemas à profissionais do ramo, a negociar a compra do trailer para reformá-lo, aí o valor foi reduzido para tornar viável o negócio, e o próprio dono não sabia das infiltrações, pois o papel de parede as esconde, e se deparou com uma realidade diferente da que via em seu trailer. Mas após algum tempo e negociação conseguimos chegar no máximo possível viável a se pagar para reformar o trailer. Assim encaramos a empreitada e decidimos o levar para casa. 
    
    

Fizemos o pagamento, o reconhecimento de firma do recibo de venda, e fomos amarrar a caixa de detritos que estava presa por apenas uma travessa e seguimos para a estrada. Primeira parada foi pra calibrar os pneus, que estão muito ruins, o que nos deixou cautelosos o trajeto todo.
Logo que saímos de Catanduva, já encostamos numa borracharia pra calibrar os pneus...
    
E fazermos um lanche, pois ficamos sem almoçar.
    

Aqui já estávamos em Limeira-SP, já tendo rodado 250km.
    
    
    

450km rodados com muita surpresa, pois até hoje não tinha rebocado outro trailer fora o Caravana, e me surpreendi muito positivamente, trailer muito estável e firme de se rebocar, mesmo não estando ainda em seu pleno vigor e forma, com amortecedores velhos, pneus ruins etc.

Chegamos em casa a 00:00h exatamente
    

E agora teremos muito, mas MUITO o que fazer.

Um grande abraço!

Davi.

A título de curiosidade, achei nos meus arquivos um anúncio de venda do meu Brilhante em Setembro de 2013, em Montenegro-RS. Lá ele ainda era todo original.

    
    
    
    
    

Foi comprado por alguém de Salvador-BA, que fez essas modificações de aquecedor e modernizou a cozinha, e ele voltou de lá em 2014 ainda pra Catanduva-SP.

3 comentários:

  1. Muito legal seu treiler<<> espero nos encontrarmos por esse mundão!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Com certeza, meu amigo! Será um prazer conhecê-lo pessoalmente! Abraço!

      Excluir
  2. Boa tarde amigo. Parabéns pela clara didática e pela simpatia de seu blog. Se ainda estiver encontrando problemas para comprar os aros da kombi antiga é só entrar em contato com a Loja VW antigo : www.vwantigo.net/ ou https://www.facebook.com/vwantigo.fuscapecas , os caras tem de tudo, desde aros calotas originais e acessórios de acabamento OK Abç.


    ResponderExcluir