quinta-feira, 16 de junho de 2016

Viagem às Serras Gaúchas em família... Parte 2 - final

Dia 28/04/2016 (6º dia de viagem):
Mais um dia interessante. Dia de sairmos de Gramado e explorar um pouco a região. A primeira parada foi em Nova Petrópolis-RS que tem como cartão postal sua praça central, com o famoso labirinto verde e muitas, muitas flores… Aliás em todas as cidades que visitamos, e até na estrada BR-101, após entrar no estado do RS notamos a presença das flores. O pessoal nos disse que as mudas são colocadas já floridas e tão logo seja necessário, elas são substituídas por novas mudas já floridas. Ficam vans rodando as cidades fazendo essa substituição. Então tem flores o tempo inteiro!
Saindo de lá, seguimos a estrada pra Bento Gonçalves-RS, que fica a 130km de Gramado, onde fomos almoçar e conhecer as vinícolas Miolo e Casa Valduga.
Chegando em Bento Gonçalves acessamos o Vale dos Vinhedos
Almoçamos na Mama Gema Trattoria , já conhecida e recomendada pelo meu sogro.
Saboreamos um capeletti ao molho de gorgonzola indescritível de tão saboroso, acompanhado de um belo prato de corte de entrecot (assim que eles chamam contra-filé por lá) e risoto ao funghi. Tudo isso, logicamente regado a um ótimo tinto da serra gaúcha.
Saindo de lá fomos visitar e fazer degustação na Miolo:
Esse é “o cara” da Miolo:
Depois seguimos pra Casa Valduga, mas devido ao avançado da hora, já não havia mais a possibilidade de fazermos a degustação, mas pudemos andar por lá e tirar algumas fotos. Muito bonita a vinícola.
E já perto das 18h saímos de volta rumo a Gramado. 130km depois, chegamos já por volta das 20h e não saímos mais. Mais uns episódios de “Blacklist” e “Grimm” no trailer rsrs…
Dia 29/04/2016 (7º dia de viagem):

Esta foi a madrugada mais fria da nossa estada lá no sul, de 28 para 29/04, os termômetros registraram -2ºC no camping. Quando levantei na minhãzinha ainda estava -1ºC. Confiram as fotos:
E caímos na estrada outra vez, desta vez de “van” turística. Fomos fazer o famoso e belíssimo passeio de Maria Fumaça que liga as cidades de Garibaldi a Carlos Barbosa – RS.
Pra não ser só o passeio de Maria fumaça. eles recheiam o pacote com alguns outros lugares, que veremos a seguir:
A primeira parada foi numa feira de malhas, ainda bem próximo a Gramado. Logo após seguimos novamente para Nova Petrópolis – RS, na praça com o labirinto verde.
Minha mãe e Bruna se aventuraram no labirinto verde novamente:
De lá seguimos pra Caxias do Sul, visitar a vinícola Tonet que produz um indescritível vinagre balsâmico, o qual recomendo muito pra quem for lá, até mais do que os próprios vinhos, é simplesmente espetacular.
De lá seguimos pra vinícola Garibaldi, muito famosa e seus produtos são facilmente encontrados nos supermercados. É uma grande cooperativa, então, diferentemente das vinícolas menores e familiares, a Garibaldi já tem seus processos bem mais “industrializados” se é que podemos assim dizer, até mesmo o atendimento.
Equipamentos utilizados no início da história da Garibaldi.
Abrindo o espumante com uma “espada”…
Saindo de lá almoçamos e já nos dirigimos para a estação da Maria Fumaça.
Tomamos nosso assento…
e o passeio começou:
Contemplamos belíssimas paisagens durante o passeio, que é muito divertido, com apresentações típicas dentro dos vagões e com suco de uva, vinhos, espumantes etc.
Você com certeza já viu o interior desse vagão em várias novelas de época…
Depois de chegarmos a Carlos Barbosa – RS, fomos ao showroom da Tramontina, onde tem uma variedade imensa de produtos da marca, o preço infelizmente não é muito diferente do que costumamos a encontrar nos comércios de nossas cidades. Mas como nenhum trailista é de ferro, pelo menos uns “engates rápidos” de mangueira tivemos que trazer! 😀
E logo em frente degustamos uns queijos e salames coloniais:
E de lá seguimos de volta pro camping, e aproveitamos o aconchego de nosso “478”, e meus pais do “Caravanito”.
Dia 30/04/2016 (8º dia de viagem):
Mais uma alegre manhã no Camping Gramado, e por ser sábado, notamos uma grande chegada de RVs:
Inclusive, creio que seja um amigo do fórum MaCamp, que infelizmente acabamos não encontrando por lá. já que saímos bem cedo…
Tomamos nosso café e fomo explorar Canela – RS. Primeira parada foi na vinícola Jolimont, já conhecida dos meus pais de outra viagem ao sul. Uma das mais bonitas que conhecemos, na minha modesta opinião. A vinícola é familiar e não tem uma capacidade produtiva muito grande, então eles só vendem para restaurantes de todo o Brasil, pra quem for a vinícola pessoalmente e pela internet. Em alguns anos em que não atingem a qualidade de produção necessária, alguns rótolos simplesmente não são produzidos para manterem a qualidade. Eles têm até rótulos premiados em Mendoza.
Vejam que lugar espetacular:
Depois disso fomos conhecer a cidade de Canela…
Três MHs no centro:
E encontramos a descida para a cachoeira do caracol (e seues 700 e pouco degraus) fechada… que chaaato, rsrs! (isso digo com satisfação, pois tinha gente planejando descer! kkk).
Não foi um dia de muitas fotografias, mas gastamos o resto dia dia passeando na cidade, visitando lojinhas, tomamos um chocolate quente e voltamos para o Camping.
Dia 01/05/2016 (9º dia de viagem):
Este foi o grande dia, meus amigos. Exatamente um ano antes Bruna e eu nos casávamos! E nada como comemorar a data numa viagem destas!
Estava acontecendo, aliás era o último dia, da festa do colono em Gramado. Nosso café da manhã começou lá:
E saindo de lá, fomos aproveitar o dia, desta vez ensolarado, novamente no Lago Negro:
Almoçamos e de lá seguimos para o Le Jardin – Parque de Lavandas um lugar muito bonito muito decorado com lavandas…
Muitas variedades de lavandas…
Depois voltamos para o Camping, que estava muito bonito!
Fizemos amizade com a d. Marisa, e descobrimos que temos bons amigos em comum:
Tiramos algumas fotos do camping, da estrutura, pensando em amigos que futuramnente queriam ir lá conhecer… Vejam os banheiros com aquecedores a gás…
“Rodas quadradas” com muita vontade de rodar e saúde pra isso:
E pra encerrar a noite especial, fomos jantar no Borbulhas, e para acompanhar os pedidos, um Yume, vinho Italiano que também estava presente no jantar da festa do nosso casamento!
Dia 02/05/2016 (10º dia de viagem):
Último dia de passeio, meus amigos, infelizmente!
Levantamos sem pressa, demos mais uma volta no camping… Não fizemos muitas coisas de especial. Fomos ao comércio, lojas de calçados, pra alegria geral da mulherada e do meu pai, que também é super fã de um sapato novo, hehe.
Após isso fomos almoçar e deixamos mamãe e Bruna ma cidade…
E papai e eu voltamos pro camping pra já começarmos a organizar as coisas pra nossa partida no dia seguinte cedo.
E eis que entrando no camping encontramos um interessantíssimo trailer, logo perto da entrada, que não estava lá antes:
Trata-se de um irmão gêmeo do 478, Um Turiscar Brilhante SL480 1981, muito original e íntegro. Fui logo saber quem tinha chegado com ele, e pra minha surpresa o dono do camping me disse que o trailer é do camping e seria colocado à venda.
Após essa curiosidade, fomos cuidar dos nossos equipamentos, limpar e recolher toldos, guardar cadeiras etc.
Algum tempo depois as mulheres nos ligaram, o frio já caía e nos despedimos do centro de Gramado com um delicioso chocolate quente…
A noite não me contive e pedi pra dar mais uma olhada no 480 a venda, ele já estava guardado numa vaga:
de fato… muito conservado.
E assim fomos pros nossos trailers, a última noite em Gramado.
Dia 03/05/2016 (11º dia de viagem):
Booom Diiia! Meu aniversário! E nada como fazer neste dia uma coisa que muito me alegra: Engatar meu trailer e curtir uma boa estrada! Se tem algo que sempre questiono a pessoas que me falam que desejam comprar um trailer, MH, ou outro RV é “Você gosta de dirigir? gosta de estrada?” creio que se a pessoa não gostar, não tem sentido comprar um RV. E no meu caso, se tem um negócio que eu gosto é dirigir! Puxar trailer então… gosto demais!
E assim nos despedimos de fato desse MARAVILHOSO CAMPING!
(Ao fundo o conjunto desse casal daqui de São José dos Campos, que cite: Uma blazer e um Brilhante Sport 1975, de faixa pintada de verde. Muito bonito trailer)
478 se despedindo…
Caravanito..
E partimos!
Primeiro Abastecimento foi em São João do Sul-SC, não saí de Gramado com o tanque cheio, pois quando resolvi abastecer o posto já estava fechado no dia anterior, e não quis adentrar a cidade com o trailer. tinha pouco mais de 200km rodados, então ainda renderia bem o tanque.
Faltando apenas 999km pra casa…
Paradinha num lugar bonito…

Apos a sessão de fotos, seguimos nosso rumo…
Ao cair da noite chegamos em Joinville-SC, como previsto, ao posto Rudinick, onde planejamos pernoitar…
Abastecemos, e eles nos cederam lugar para pernoitar e nos ofereceram energia elétrica. Ainda na bomba de combustível, pedi para completar a caixa dágua do trailer (já estava cheia, apenas pra garantir bons banhos pra nós).
E ali jantamos no restaurante, tomamos nosso banho em nossos trailers, e tivemos um noite tranquila.
Nessa etapa, nossa média de consumo foi de 8,56km/L de diesel, mesmo com a forte serra.
Dia 04/05/2016 (12º dia e último de viagem):
É manhã no Rudnik…
levantamos, sem muita hora, tomamos nosso café e seguimos viagem:
Continuamos ainda com belas paisagens:
Passando em Curitiba, acesso a Estrada da Graciosa:
Parada para almoço, no posto “Fazendeiro”, já em SP.
E por volta das 16:30h passávamos pela marginal Tietê em SP, congestionamentinho básico pra nos trazer de volta à realidade! hehe
E foi isso, meus amigos! Chegamos em casa já anoitecendo, descarregamos as malas, geladeiras etc e guardamos os trailers. Assim findou-se nossa, até hoje, maior viagem de trailer que fizemos (Davi e Bruna; pois meu pai já foi de Piracicaba-SP a Belém-PA em Julho de 1979, com uma Brasilia 1976 e um Turiscar Jóia – 9.000km em 21 dias indo pela Belém-Brasilia e voltando pelo litoral). Mas aqui, rodamos mais de 2.500km que muito nos surpreenderam, pela estabilidade e confiabilidade de ambos os conjuntos, pelas boas estradas e pedágios baratos, qualidade do combustível nos postos durante o trajeto… não tivemos um problema sequer!
E quero agradecer a todos os amigos que acompanharam nosso relato e “participaram” conosco de tão boa viagem.
Grande abraço a todos!
Davi Perpétuo
Turiscar Brilhante SL478 + Ford Ranger 2.5Tdi 4x4 7 pés

2 comentários:

  1. Boa noite,
    Não sei de quem se trata, e já faz algum tempo... não apareceu fotos, mas foi um dos relatos de viagem mais detalhado e interessante sobre trailers que li nos últimos meses.
    Espero que tenham feito diversas outras viagens em família, e que sejam muito abençoados!!
    Com certeza, uma linda viagem em família

    ResponderExcluir
  2. Baita viagem legal Davi, esta me inspirando em terminar o 270 e botar na estrada. Forte abraço 🙌😊

    ResponderExcluir