segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Seja bem vindo Brilhante! Ué?! Mais um??!


Buenas meus amigos!

Vocês se lembram do final das postagens da nossa viagem a Gramado-RS onde achamos um ótimo Brilhante 480 à venda, irmão gêmeo do nosso 478?






Pois é... ele tirou tanto nosso sono que algum tempo depois, e após negociação, voltamos pra Gramado pra buscar esse trailer!

No dia 22/05, Domingo, às 4h da manhã saímos, Papai, Bruna e eu, novamente rumo a Gramado-RS, e as 21h, chegamos lá sob muita chuva. Fomos tranquilos, andando dentro dos limites de velocidade e parando de acordo com as necessidades.

Chegamos no trailer pra arrumarmos as coisas e nos prepararmos pra dormir, afinal o dia foi longo, 1206km rodados.

No dia seguinte cedo fomos preparar as coisas. Esse trailer estava no camping há mais de 15 anos, portanto exigiu muitos cuidados antes de sairmos com ele. Levei as rodas do meu Brilhante pois não arriscaríamos rodar 1200km com pneus velhos e ressecados.


Ajustamos toda a sinalização elétrica

Tentamos desemperrar o sistema de freio, sem sucesso.



E após o almoço fomos ao banco, cartório, acertar os trâmites e então foi a hora de engatar o bicho!






E por volta das 18h de segunda feira 23/05, saíamos de Gramado, de volta pra casa...






Antes de sairmos da cidade, já tivemos uma surpresa... Uma das travessas que fixam a caixa dágua soltou um lado e ficou raspando no chão... paramos no posto, terminamos de soltar conferimos as outras travessas das duas caixas e estavam ok. Seguimos viagem, a essa altura, já completamente de noite.

Seguimos a 60km/h, e fizemos nossas primeira parada após descer a Rota do Sol. 




Nessa parada, outra surpresa:



Como é ruim puxar um trailer desconhecido, e ainda mais quando se sabe que a manutenção dele não está em dia, qualquer cena assim assusta e nos deixa apreensivos. E assim decidimos que nossa velocidade máxima nessa viagem seria 60km/h por segurança. E como estávamos em dois motoristas, decidimos que não pararíamos pra dormir.

Na próxima parada, mais uma surpresa. Por volta das 2h da manhã, numa parada, constatei uma trinca na lança. No módulo a ponta da lança ficava pra fora, e a água escorria por dentro da lança e nesses 15 anos pra mais, começou a apodrecer a lança no ponto sob a barriga da frente, onde sofre os maiores momentos.



Imaginando que isso poderia acontecer, levei uma cantoneira e 9 sargentos (ou grampos) e colocamos na lança pra compartilhar os esforços com a cantoneira e poupar a lança desgastada.

Seguimos caminho e no litoral Catarinense a S10 completou seus 400.000km rodados! E ainda tem muuuuita lenha pra queimar!

Por volta das 6h da manhã abastecíamos no Posto Rudinick em Joinville-SC, assim, já completando metade do caminho!





E assim seguimos o resto do percurso sem maiores surpresas. 




Sempre com atenção especial na lança, que não aumentou a trinca




E mesmo com toda a nossa apreensividade em subir a serra do Cafezal, que está com o asfalto horrível, a subida foi muito bem, a cerca de 20km/h, pra submeter o mínimo possível a lança a esforços e solavancos desnecessários.

E depois de 25h de viagem, chegamos em casa!


Toda essa aventura e esforço é compensada pela alegria estampada nesses rostos!



Seja Bem-Vindo Turiscar Brilhante Super Luxo 480!
Que esse trailer seja cenário de tantas alegrias e bons momentos quanto os que o antecederam!



E assim ele ficou em sua vaga!

De lá pra cá pudemos já fazer a transferência de propriedade, Rodas e pneus novos! E vamos lá! Mãos à obra!







É assim meus amigos! Mais um pra família! Em Breve serão dois Brilhante SL480 1981 viajando juntos!

Abraços!











6 comentários:

  1. Que legal essa notícia Davi. Eu e o Luiz ficamos muito felizes em ver mais um Turiscar voltando à ativa e recebendo todo o carinho e cuidado. Muitas viagens e alegrias, saudações estradeiras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Francini! Realmente, é uma satisfação "reativar" mais um adormecido! rsrs! Abraços!

      Excluir
  2. Nossa Davi, mais uma grande emoção.... que legal.... vivendo a vida de forma intensa.... realizando sonhos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Davi, parabéns.

    Uma pergunta retórica, vcs vieram sem freios no trailer? A S10 segurava na boa mesmo em baixa velocidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, viemos sem freio, tanto com esse Brilhante quanto com o meu. Em baixa velocidade é bem mais fácil de segurar que em alta. Mas a camionete segura bem sim. Claro que fica bem mais deficiente a frenagem, se precisa de mais espaço pra frear, mas não é nada absurdo não. Quando estava trazendo o meu Brilhante, precisei dar uma freada brusca, mas estava a 80km/h, aí me assustei um pouco, o ABS da camionete tenta segurar, mas não para rápido. Afnal são pelo menos mais 1,5ton além do peso da camionete pro mesmo sistema de freio segurar sozinho.

      Excluir