quinta-feira, 30 de março de 2017

Continuando a reforma do Brilhante do pai...

Olá, queridos amigos!
Depois de um longo, longo, longo e tenebroso “inverno” , estamos aos poucos voltando à ativa. Tivemos várias mudanças em nossa vida e inclusive o trailer ficou bem parado por falta da nossa disponibilidade de mexer nele. Mas temos muito a mostrar aqui!
Antes das postagens de despedida do Caravana (que deixou muita saudade!), na última postagem sobre o Brilhante do meu pai, mostrei que arrumamos as rodas e pneus novos estávamos no processo de transferência da documentação do trailer.

Após passada essa fase, o que fizemos primeiro foi arrumar a lança que começou a trincar na viagem em que trouxemos o trailer de Gramado. Bom, dificilmente um estrago é “tão pouco” como parecia, quando se começa a desmontar. Com a lança não foi diferente:
A coisa estava feia mesmo. Cortamos todo o reforço original interno, que estava podre de tudo, tratamos com um tipo de ferrox industrial e depois com galvanização à frio.
(Realmente, muita “loucura” viajar 1250km com essa lança, não? será que se a gente tivesse raspado toda a camada prejudicada e tivesse visto a real situação teríamos corrido esse risco? como nada aconteceu, foi ótimo, deu tudo certo! Mas vale o alerta!)
Aí com o auxílio de um profissional de solda, fizemos todos os reforços necessários na lança e depois galvanização à frio e pintura.
Com a Lança em ordem, pudemos levar o trailer no nosso mecânico e o próximo passo foi colocar o freio a funcionar. Tudo foi substituído, só se aproveitou os pratos, panelas e pontas de eixo, o resto, tudo novo!
Depois da mecânica em ordem, começamos a mexer efetivamente no trailer. Reforma da caixa de detritos, substituição da caixa dágua por uma de polipropileno nova com bóia, instalação de aquecedor de passagem, revisão em toda a elétrica, restauração do interior da caixa de gás, substituição de todas as mangueiras de água e gás e várias outras coisinhas…
E aí, a exemplo do que fizemos com o meu Brilhante e o Caravana, levamos o novo Brilhante para receber os cuidados externos na Itu Trailers, que está se esmerando na reforma de mais um trailer nosso! Vejam um pouco do processo:
Foi necessária a substituição do teto, devido a oxidação do alumínio. Foi colocado uma folha inteiriça de vetroresina (material dos trailers e MHs modernos).
E está nesse pé, meus amigos. Agora em Abril devemos buscá-lo e vamos trocar a galdeira a gás por uma Consul 240L, instalar o Ar condicionado, e tirar o fogão antigo e instalar cooktop com forno microondas em baixo do cooktop. E outras coisinhas…
Abraços!

6 comentários:

  1. Boa noite Davi, está ficando show. O que houve com a geladeira a gás? Sempre quis ter uma, vc não recomenda? Abraço Carlos Fanara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Carlos! A geladeira a gás é um assunto bem controverso. Tem os que amam e não a trocam por nada e tem os que não querem saber dela. Eu usei a geladeira a gás do Caravana por um bom tempo, o que posso fazer de comparação é o seguinte:
      A eficiência da à gás não chega na eficiência da elétrica, principalmente em lugares quentes. Ela produz um cheiro um pouco desagradável de gás queimado dentro do trailer. A grande vantagem dela é o funcionamento durante o deslocamento do trailer, porém uma geladeira biplex como esta consome mais de 1 botijão 13kg num mês ligada direto.
      Mas nosso maior receio é com a idade de todos os componentes, falta de mão de obra especializada e peças de reposição, e é um risco usá-la sem revisão (incêndio mesmo).

      O ideal hoje acho que é o compressor 12v, que ainda é um pouco caro. As geladeiras Consul estão aptas a receber o compressor 12v no futuro, por enquanto vamos usando no inversor (que já seria necessário para termos o 110v no trailer em trânsito), com uma geladeira que cumpre 100% da função.
      Essa é a minha opinião, mas conheço muitos que usam e gostam da geladeira a gás.
      Abração!!!!

      Excluir
  2. Salve, Davi! Te acompanho faz algum tempo. Li várias postagens tuas no fórum Macamp. Parabéns por mais esta publicação! Tenho certeza de que ficará muito legal, este trailer.
    Obs.: Lamentei a tua saída do grupo do Whatsap.
    Abraço!
    Miguel - Porto Alegre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Miguel! Muito obrigado! De pouco em pouco o trailer vai ficando ótimo, hehe! E como isso é diversão, mexer neles é uma coisa que nunca chega ao fim! Rsra
      Pois é... Aconteceram algumas coisas chatas. Mas logo tudo se resolve!
      Grande abraço pra ti!

      Excluir
  3. Davi, está ficando maravilhoso o trailer do papito... lindo de ver os antigos tomando cara de 0 km..... parabéns pelo empenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Ronald! Além da satisfação que temos de mexer e ajeitar as coisas, tem também o lado de estarmos "resgatando" mais um trailer que estava "adormecido"! Isso é muito bom. Obrigado!!! Abraços!

      Excluir