quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Quando a 'paixão' por trailers se despertou novamente...

Após nossa aventura pelo litoral norte de SP viajando na Brasília do meu pai puxando o Turiscar Brilhante Luxo do meu avô, cerca de um ano depois vendemos o Brilhante... por volta de 1995. Ele estava parado em frente a nossa casa outra vez pois não queríamos colocá-lo no sítio outra vez, arrumamos um terreno na cidade, mas logo o dono pediu pra que tirássemos o trailer de lá, e o trailer acabou voltando pra frente de casa. Como disse anteriormente, a rua de nossa casa era uma praça então a largura era imensa, mas não é que um ser iluminado, indivíduo que presta muita atenção no que faz, estava dirigindo uma máquina pá-carregadeira, com a pá levantada e olhando pro pneu da máquina! Eu estava na marcenaria do meu pai, que era ao lado da nossa casa e vi o cara passando, e logo depois um estrondo... saí correndo pra ver, e pronto: o cara conseguiu acertar o trailer! Ele estava devagar, apenas enterrou um dente da pá ao lado da janela do trailer, na faixa laranja, furou o trailer... isso porque a rua tinha, sem brincadeira mais de 10 metros de largura! Depois do ocorrido, a empresa pra quem o barbeiro trabalhava cobriu o orçamento de conserto do trailer, mas nós não arrumamos o trailer e o vendemos furado mesmo. Ficou bem caro e o preço do conserto foi mais da metade do telhado do sobrado que temos até hoje lá em Jambeiro! Assim foi o fim da nossa história com o Brilhante e 'trailer' acabou caindo no meu esquecimento... 2 anos depois meu pai também vendeu a Brasília, e um ano depois nos mudamos pra Jacareí-SP. O sonho de ter uma Brasília igual a do meu pai nunca morreu na minha cabeça, nem caiu no esquecimento.

Por volta de 2004 por algum motivo eu me lembrei novamente do trailer, e como já tinha o recurso da Internet, conhecia todas as Brasílias à venda na Internet e eu comecei a pesquisar sobre trailers... Perguntei ao meu pai como se chamava o trailer do avô, a marca etc, foi quando me deparei com um site (webcamping.com.br, se não me engano) que contava uma breve história sobre a Turiscar, desde lá tive denovo meu interesse despertado e nasceu o sonho de comprar um trailer!
O primeiro trailer Turiscar que eu vi na Internet foi um Brilhante Sport, estava à venda num site de Santa Catarina e tenho essas fotos até hoje:
Não sei como explicar o que se passou em mim quando vi esse trailer! Me senti convicto que teria um trailer denovo! Quando meu pai chegou em casa fui direto mostrar as fotos pra ele e dizer: "Pai! Eu vou ter um trailer pra puxar na minha Brasília!" A resposta do meu pai não foi nada incentivadora: "Você tá maluco! De onde saiu isso agora?! Hoje em dia não dá mais pra ter trailer e a Brasília não aguenta puxar!"
Argumentos que acredito eu, nem ele acreditava! Afinal foi ele quem viajou puxando um Brilhante Luxo na Brasília!
Mas desde lá me convenci que compraria um trailer menor que o Brilhante.
Na época me apaixonei por um Eldorado 98 e um Jóia 96 que estavam ambos à venda na Itu Trailers. Ficava variando entre os dois o meu pensamento de "será um igual a esse que terei!":


Como na época eu tinha 15 pra 16 anos, sabia que ainda teria de sonhar por muito tempo, tanto para ter uma Brasília quanto para ter um trailer! Mas foi nessa época que comecei a conhecer o campismo na teoria, as dificuldades que se enfrenta, a lei absurda que perdura até hoje que exige carteira 'E' pra quem reboca trailer, o triste fechamento da Turiscar no ano 2000 e como funcionavam os trailers, assunto que eu também pude dividir bastante com o meu saudoso avô, que faleceu em 2007, mas me incentivou muito quanto aos meus sonhos!

8 comentários:

  1. Davi,

    É sempre muito legal saber das histórias que envolvem os nossos sonhos, e eu me recordo até hoje do primeiro e-mail que o amigo me enviou, falando da paixão da tua família pelos nossos trailers...
    A coisa é exatamente assim, APAIXONANTE, e eu te digo isso porque quando mergulhei de cabeça nesse mundo percebi que não teria mais volta...A minha vida já estava atralada a um Turiscar, e esse chassi produzido pela empresa do meu querido sogro já está nos aguardando...O rebocador, que era a parte mais difícil desse estória, nós já conseguimos, agora falta acertar o trailer...E o meis legal, tenho todo o apoio da família, principalmente da minha amada esposa, que me dá a maior força pra que a gente ache um belo exemplar para as nossas vidas...
    Como eu já te disse anteriormente, nós estamos criando um novo nicho de mercado que nem meu sogro poderia imaginar, o do trailer de coleção, todo original e que participará de diversas exposições de antigos Brasil afora e nos países vizinhos também !!!!
    Os meus parabéns pela tua nobre iniciativa de colocar nossos Turiscar na berlinda, e que honra poder ter tido a oportunidade de auxiliá-lo, mesmo à distância, nesse teu sonho de criança que agora é a mais pura e deliciosa realidade !!

    Um Turiscar abraço nosso !!

    Mário Buzian / Família Scheid

    ResponderExcluir
  2. cara, tu é loucão! feríssimo!

    tô devorando o teu site, para aprender tudo que puder. tenho um courier e ainda estou na dúvida se faço um camper ou se compro um pequeno trailer.
    vc está sendo de grande valia!

    ResponderExcluir
  3. Hehe! Fique à vontade! Qualquer dúvida podes me mandar um e-mail!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu Sou UMA CRIANÇA e sonho igual a você quando pequeno tenho 9 ANOS e eu também quero um trailer caravana só que o que eu quero é um CARAVANA SPORT
    O seu blog e o do davi vão me ensinar de tudo e MEU AVÔ tem um KARMANN GHIA 540

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Fala João! O Blog ficou meio paradão, por falta de tempo. Aproveite bem o tempo que vc tem agora com 9 anos, porque depois que você crescer, o tempo começa a faltar e não a sobrar como é agora, hehehe. Bom, eu gosto muito do Caravana, não só porque eu tenho, mas antes mesmo achava excelente pois é o menorzinho que tem tudo o que precisa! Jóia, os mais antigos não tem geladeira, é um compartimento que você põe gelo, desses que compra de saco em posto de gasolina. A maioria já não tem freio e é uma coisa que faz muita falta. Tenho um amigo que sofreu um acidente puxando um Jóia, tenho quase certeza que se tivesse freio não teria acontecido. Então o Caravana tem freio, tem geladeira, enfim, dos completos é o menor. Todos os Caravana tem 3,30m de comprimento. O meu tem 2,10m de largura, mas são raros os de 2,10m a maioria 2,00. A Karmann-Ghia tem o KC330, que também tem 3,30m; mas por dentro eu não gosto, o banheiro é no fundo, a cama de solteiro de lado, eu entro acho muito apertado. KG só vai ser igual ao turiscar por dentro no KC380, camas/mesas na frente e no fundo; cozinha de um lado, banheiro do outro. Então o Caravana é por dentro igual ao 380 no formato, e por fora tem o mesmo tamanho do 330. Mas o concorrente direto do KC380 é o Turiscar ELDORADO, que é igualzinho o Caravana, mas tem a cozinha e o banheiro maiores. Você vê a diferença deles por fora porque o Eldorado tem janelinha na cozinha, no meio do trailer. Se tem A janela grande do fundo e uma pequena no meio é Eldorado; só a do fundo é Caravana.
      Um abraço!
      Siga firme nos teus sonhos!
      Davi.

      Excluir
  6. ola
    estou adquirindo um mini trailer que pesa 700kg e so encontro engates para 500kg; acha que terei problemas? me da uma luz por favor, pois so ouço relatos de pessoas que acham que tudo bem reste engate, mas fico apreensiva; o drama da duvida e por conta da diferença de preço, quase o dobro; obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Já tive dois trailers da TURISCAR. Um Brilhant e outro Diamante. O primeiro, o Brilhant, foi adquirido em 1972. e O Diamante, em 1974. Percorri inúmeros Estados e muitos campings. As crianças cresceram e cada um foi seguir a sua vida, além de as doutas autoridades de trânsito terem mudado a Categoria da CNH para "E", um absurdo que matou, durante anos, o turismo interno no Brasil Mas minha preferência sempre foi pelos campings do sul. Fiquei com o Diamante até 1989. Agora, depois de aposentado, com minha esposa, queremos voltar ao estilo livre de viver. Estou à procura de um Eldorado ou Brilhant, mesmo precisando de pequenas reformas. Por isso, se alguém souber de algum, estou nos telefones: (47) 99911-1815 TIM, e fixo (47) 3285--8386. Meu nome completo LUIZ CESAR SARAIVA FEIJÓ

    ResponderExcluir