quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Toda história tem um início: A Brasília branca do meu pai

Bom, quem me conhece ou pôde reparar na minha foto, logo vê que meu sonho não era apenas ter um trailer Turiscar, mas sim poder rebocá-lo com uma Brasília branca igual a que meu pai tinha na minha infância!
Na verdade minha história com o VW Brasília começa antes da história com trailers, pois no ano em que nasci, meu pai adquiriu uma Brasília branca 1978, placas de Piracicaba-SP MU-3067! Acho que fui da maternidade pra casa de Brasília!
Meu pai coincidentemente também tirou 0km uma outra Brasília branca 1978, vendida em 1983.

Brasília branca 78 0km do meu pai:
 

Brasília branca 78 que meu pai possui durante meus 10 primeiros anos de vida:

(Eu que estou na frente da Brasília).

- Mas quando a história da Brasília se juntou com a dos Turiscar?
- Em 1992! Quando infelizmente roubaram nossa D10... O Trailer que já estava encostado pela saúde do meu avô ficou agora sem tracionador... Foi o único roubo do ano na cidade.
Essa última Brasília meu pai usava pra trabalhar em seus apiários, carregando uma carreta grande, que cabia 30 caixas de abelha, e a Brasília andava por pastos, onde nem havia estradas puxando a carreta... Foi então que meu pai em 1994 numa das férias, resolveu ir ver o Brilhante que estava parado num sítio de um amigo e experimentar puxar com a Brasília!
Me lembro até hoje da cena! Fomos chegando no sítio, e ao longe dava pra ver uma árvore enorme fechada e embaixo dela bem ao lado do tronco o Brilhante... todo sujo... apoiado nos 4 macacos de nivelamento, na bequilha, mas com os 2 pneus murchos... Meu pai levou consigo um daqueles kits de reparo de pneu de moto que injeta ar e uma espuma branca dentro da câmara do pneu e assim encheu os 2 pneus. Levantamos os 4 macacos engatamos o trailer na Brasília e o levamos pra casa.
Meus tios, irmãos da minha mãe estavam em casa e iriam viajar conosco! Todo mundo pôs a mão na massa! Minha mãe e minha tia foram limpar o trailer por dentro, meu pai e meu tio ficaram encarregados de lavá-lo por fora (eu e meu irmão mais atrapalhamos do que ajudamos, hahaha)!
Após gastar quase um dia inteiro nessa brincadeira, meu pai ainda queria testar mais a Brasília puxando o Brilhante! No dia seguinte engatamos novamente o trailer na Brasília e fomos da cidade de Jambeiro até a Rodovia dos Tamoios, percursso de 8km de curvas acentuadas, muitas subidas e descidas. Constatamos que a Brasília daria muito bem conta do recado e que o freio do Brilhante estava em ordem! Pegamos os retrovisores extras com o meu avô, documento do trailer e saímos em viagem rumo ao litoral norte de SP! E assim a história dos Turiscar se junta com a da Brasília, numa aventura inesquecível! Uma VW Brasília puxando um Brilhante Luxo, de 4,80m e 1200kg!
Pedi para um amigo trailista, Matheus Silveira fazer o desenho em 3d desse conjunto, pois infelizmente não tiramos nenhuma foto.

Foi realmente algo que ficou marcado em minha memória! Emocionante, subir a serra puxando esse trailão e ainda podar caminhões mais lentos! hahaha! Ninguém segura a Brasília em 2ª marcha!

- Loucura? Um Brilhante Luxo numa Brasília? Nem tanto! A Brasília tem motor da Kombi fabricada até 2005, que é pra 1 tonelada de carga sobre ela... Puxar um trailer de 1200kg ainda está dentro dos 1310kg de peso máximo tracionável, que consta no manual da Brasília! - Tá bom! Tenho que adimitir, era meio coisa de doido mesmo! Tanto que não procurei um Brilhante pra comprar, queria no máximo um Eldorado.

O Caravana então, está de ótimo tamanho pra Brasília viajar tranqüila!

Mas as histórias da minha Brasília e do meu Caravana ficam pras próximas postagens!

3 comentários:

  1. meu pai tb teve uma brasília branca. e eu sou de brasília. mas eu não gostava muito do carro. o motor dentro da caçamba faz um barulho dos infernos.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um problema da tampa do cofre do motor, na minha resolvi bem esse problema trocando a borracha da tampa e os trincos, fazendo que ela fique bem vedada! Por cima tem uma manta fonoabsorvente Tôro original VW, um tapete de borracha e um tapete de carpete por cima, pra ficar mais bonitinho. É bem silenciosa por dentro.

    ResponderExcluir
  3. Cara.... legal suas aventuras...meu avô teve uma 78 branca tbm kkk por sinal, é vc o cara do vídeo da brasília com escape Puma no YT? hehe..então já até conheço vc Abraços *--*

    ResponderExcluir